Empresa apresenta alternativa para transporte

Um veículo ultraleve de alta velocidade, sustentado em colchão de ar, que pode atingir velocidades superiores a 250 km/h é a proposta de mobilidade para médias distâncias da TACV Brasil – Desenvolvimento de Sistemas de Transporte, em parceria com a TACV Engineering France, para as grandes cidades brasileiras. O projeto foi apresentado no início de outubro, em São Paulo, a empresários e gestores públicos de transporte.

 

Batizado de Veículo Ultraleve de Transporte Terrestre de Massa sob Colchão de Ar, o Fultrace (na sigla em inglês) é um projeto de sistema de transporte baseado em um veículo propulsionado por um motor a indução linear e guiado magneticamente sobre uma via de concreto em formato de “T” invertido a apenas 6 m de altura. De acordo com os representantes da TACV a simplicidade do sistema permite redução do prazo e custos de implantação.

 

“O custo de implantação é de R$ 70 milhões por km, podendo chegar a R$ 45 milhões”, garante o diretor executivo da TACV, Fabrice Daniel. Segundo ele, por estar sustentado em um colchão de ar, o sistema do Fultrace é muito leve. “Não há trilhos, o veículo simplesmente levita a 3 mm de altura”, ressalta Daniel.
 

O diretor da TACV conta que o peso de uma viga para sustentar a via do Fultrace é de 45 t, enquanto a de um monotrilho é de cerca de 140 t. “A via é totalmente passiva, com ocupação real do solo de apenas 4 m, sem efeito barreira”, frisa Daniel. Ele diz que a via pode ainda ser usada para outras finalidades. “O transporte de água e de cabos de fibra óptica, por exemplo.”
 

Perspectiva artística do que seriao Fultrace - que atingiria 250 km/h
 

A ideia dos executivos da TACV é iniciar negociações com os governos de todas as esferas para propor a solução.
 

O veículo, segundo os executivos da TACV, seria uma alternativa mais econômica do que o metrô e mais eficiente do que o ônibus para o transporte interurbano. “Com o Fultrace é possível iniciar uma viagem no centro da cidade, com velocidades compatíveis, e atingir 250 km/h ao sair da área urbana”, explica Daniel. (José Carlos Videira)



Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2015
Fonte: Padrão


Publicidade
  • nacional
  • Anuncie interna

Apoio:

Rua Paes Leme, 136 / Pinheiros - Cj. 1005 / Cep: 05424-150 / São Paulo/SP / Fone: (11) 3895-8590 / contato@tecnologiadoconcreto.com.br

A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.tecnologiadoconcreto.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2014 - Tecnologia do Concreto - Todos os direitos reservados.
Tendenza Tecnologia