Shopping em Vitória da Conquista (BA) usa forma deslizante para concr

Área pode ser concretada em menos de 2h, com menor emprego de mão de obra

 

José Carlos Videira - Vitória da Conquista (BA)

 

Uma técnica no Brasil promete tornar mais rápida a execução e reduzir o custo da mão de obra de grandes concretagens de lajes em empreendimentos comerciais e industriais. Trata-se do emprego de formas deslizantes no processo de enchimento da laje, que dispensa a montagem e a desmontagem de torres a cada trecho.

 

Após o ciclo de concretagem, uma nova área pode ser concretada em no máximo 2h após o reposicionamento do equipamento. A forma é puxada por um cabo acoplado a um motor e desliza suavemente por meio de roletes fixados nos pilares que apoiam a forma.  

 

Olivieri: 300 m de laje sem nenhuma junta de dilatação

 

De acordo com a SH Formas, empresa que aplica a técnica no Brasil, a obra do Shopping Vila Velha, o maior centro de compras do Espírito Santo, foi a primeira a utilizar o equipamento da SH no Brasil. Segundo a empresa, a forma da SH alcançou um ciclo de concretagem de seis dias, em média, em um pano de laje de 1.260 m². O reposicionamento do equipamento levou em média 1h20 para ser concluído e iniciar um novo trecho.

 

Formas são sustentadas nos próprios pilares com menos escoramento do que o sistema convencional

 

O Boulevard Shopping Vitória da Conquista, que está sendo erguido  na cidade de mesmo nome, no oeste baiano, tem entrega prevista para maio do ano que vem. As fundações do shopping começaram em outubro do ano passado.

 

O engenheiro responsável pelo empreendimento, Eduardo Freire de Carvalho Olivieri, conta que as obras civis tiveram início em janeiro, com a primeira laje sendo entregue em 22 de fevereiro. Olivieri lembra que foi conhecer de perto no Espírito Santo o novo sistema de concretagem do Shopping Vila Velha e ficou satisfeito com os resultados. “Foram 180 mil m² de laje executados em oito meses e meio, com 28 pessoas e 28 mesas”, ressalta.

 

Olivieri diz que atualmente 170 operários trabalham na obra do Boulevard Shopping Vitória da Conquista. “Se fôssemos utilizar o método convencional de concretagem seriam necessárias mais de 300 pessoas se atropelando no canteiro de obras”, calcula.

 

A redução da mão de obra e a rapidez na execução são as principais vantagens apontadas pelo engenheiro sênior da SH que acompanha todo o processo de utilização das formas deslizantes da empresa na obra do shopping, Irapuan Ramos. “A economia na mão de obra chega a 30%”, ressalta. Ramos também destaca que o trabalho no canteiro de obras fica mais limpo, com escoramento bem menor do que o sistema convencional exige.

 

Ramos: Economia de 30% na mão de obra

 

“Com menos material na obra, ganha-se mais espaço, mais controle e, com menos peças, diminui-se o extravio, furto e danos ao material”, enfatiza o representante da SH. Segundo ele, com a técnica, também “há economia até no frete”.

 

A nova técnica de concretagem com o uso da forma deslizante requer que a laje seja protendida. A obra do Boulevard Shopping Vitória da Conquista receberá o equivalente a 400 km de cordoalha engraxada, com 280 t de peso, para a protensão dos 45 mil m² de estrutura de concreto. Serão gastos 11 mil m³ de concreto, com espessura média global de 0,24 cm. As lajes estarão preparadas para mil kg de sobrecarga.

 

Cerca de 400 km de cordoalha engraxada fazem a protensão dos 45 mil m² de estrutura de concreto

 

Olivieri destaca que o novo sistema simplifica a estrutura. “Desenformamos a cada sete dias e desarmamos de uma só vez.” Segundo ele, o sistema também vai permitir uma outra ousadia. “Serão 300 m de comprimento de laje sem nenhuma junta de dilatação”, garante.

 

Trecho pronto e equipamento reposicionado para concretar nova etapa

 

 

Ficha Técnica - Boulevard Shopping Vitória da Conquista

 

Cálculo Estrutural: MCA Estrutura

Projeto de Instalação: W Consult

Ar-condicionado: Interplan

Protensão: DS Tech

Projeto Arquitetônico: HB&A / Jean Gaston

Escoramento: SH Formas

Fundação: Geoforte / Geostar

Concreto: Comix / Cimpor

Topografia: Leve Top

Projeto Geométrico: Toprojet

Controle Tecnológico: Lacrose



Terça-Feira, 29 de Janeiro de 2015
Fonte: Padrão


Publicidade
  • nacional
  • Anuncie interna

Apoio:

Rua Paes Leme, 136 / Pinheiros - Cj. 1005 / Cep: 05424-150 / São Paulo/SP / Fone: (11) 3895-8590 / contato@tecnologiadoconcreto.com.br

A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.tecnologiadoconcreto.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2014 - Tecnologia do Concreto - Todos os direitos reservados.
Tendenza Tecnologia