Abcic: nascida para valorizar e disseminar a construção industrializada de concreto no Brasil

 

Criada em outubro de 2001, a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) nasceu com o propósito de difundir e qualificar as estruturas de concreto pré-fabricadas destinadas a estruturas, fachadas e fundações. Apoiada desde o princípio pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que atualmente congrega 100 empresas, tem se notabilizado por um contínuo trabalho de valorização do pré-moldado, além de auxiliar na ampliação e modernização dos sistemas de construção industrializada, vencendo diversos desafios ao longo desse tempo.

Uma das primeiras iniciativas da entidade, logo após ser constituída, foi a criação, em 2003, do Selo de Excelência Abcic. Programa desenvolvido para atestar a conformidade com os padrões de tecnologia, qualidade, segurança, meio ambiente e desempenho das empresas de pré-fabricados, o Selo conta com auditorias do Instituto Falcão Bauer de Qualidade (IFBQ) e é hoje um importante diferencial de competitividade para o segmento, além de ser um guia das melhores práticas empresariais.

Aliado ao constante aprimoramento do Selo, a Abcic vem trabalhando com afinco na atualização das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelecem os requisitos e critérios de desempenho para as estruturas e estacas pré-moldadas de concreto. Nesse contexto, destaca-se uma série de parcerias estabelecidas com instituto de pesquisa, órgãos certificadores, entidades governamentais e centros universitários. Ganhou importância também o aprofundamento das relações com organismos internacionais ligados ao concreto, sobretudo o excelente relacionamento mantido com a Federação Internacional de Concreto (FIB).

Outra ação desenvolvida pela entidade tem sido a de organizar cursos, seminários, workshops e palestras para formar, aperfeiçoar, qualificar e levar conhecimento técnico para profissionais, executivos e empresários do segmento. Além disso, a associação sempre incentiva as escolas de Engenharia e Arquitetura no trabalho de aproximação do mundo acadêmico com as empresas. Uma das iniciativas nessa direção é o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricado, criado para prestigiar empresas e profissionais do segmento.

Para conseguir realizar todas essas ações, a Abcic está estruturada em comitês, a saber: de Estacas Pré-fabricadas, Habitacional, de Segurança do Trabalho, de Pesquisas e Desenvolvimento, Tributário, além do subcomitê Habitacional de Interesse Social. Para uma melhor gestão, recentemente foi constituído o Conselho Estratégico, encarregado de formular as ações que são colocadas em prática pela presidência executiva e diretores. Todas as ações realizadas são suportadas por divulgação em livros, manuais, artigos técnicos, o Anuário Abcic, além da revista Industrializar em Concreto, publicação quadrimestral que concentra as principais informações sobre o segmento.

Presidente  - Iria Doniak

 

Durante esses anos, a ABTC vem ganhando respeito, confiança e notoriedade entre o mercado consumidor, por meio do oferecimento gratuito de palestras, cursos, materiais e informações técnicas, como fruto do investimento de nossos associados para a melhoria do setor de saneamento no Brasil. Disponibiliza gratuitamente também, aos consumidores dessas peças,  modelos de licitação de tubos e aduelas, software de determinação de classe de resistência de tubos de concreto, entre outros materiais técnicos de autoria da própria Associação.

Presidente – Carlos Rocha

 

Acesse:

www.abtc.com.br/site/downloads.php e confira!





Publicidade
  • nacional
  • Anuncie interna

Apoio:

Rua Paes Leme, 136 / Pinheiros - Cj. 1005 / Cep: 05424-150 / São Paulo/SP / Fone: (11) 3895-8590 / contato@tecnologiadoconcreto.com.br

A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.tecnologiadoconcreto.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2014 - Tecnologia do Concreto - Todos os direitos reservados.
Tendenza Tecnologia